Fisica 3
FÍSICA EXPERIMENTAL III
GERADOR DE VAN DE GRAFF
Rio de Janeiro
2014
INTRODUÇÃO
Durante os procedimentos, utilizando o embasamento teórico e equipamentos específicos, conseguimos realizar com sucesso as experiências com o gerador de Van de
Graff.
OBJETIVO
Esta experiência tem como objetivo realizar experiências utilizando o gerador de Van de Graff para demonstrar os efeitos da energia estática.
GERADOR DE VAN DE GRAFF
É uma máquina Inventada pelo engenheiro Robert Jemison Van de Graff, que possui um gerador básico de excitação por atrito, podendo atingir milhões de volts no caso dos geradores utilizados em experiências atômicas.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Materiais utilizados:
- Gerador de Van de Graff;
- Copo plástico
- Papel picado
- Fita adesiva
- Papel alumínio
- Hélice metálica
3
Procedimentos realizados:
Chuva de Papel:
Em primeiro momento, utilizando o gerador de Van de Graff, pegamos o copo plástico com papel picado e prendemos com a fita adesiva no topo do gerador. Ao ligarmos o equipamento, percebemos que parte do papel começou a voar e outra parte ficou aderida no copo. Elevando a tira de papel alumínio:
Em seguida, prendemos na lateral do gerador, uma fita de papel alumínio, e ao ligarmos o equipamento notamos que a tira de papel se elevou.
Vento elétrico:
Posteriormente, prendemos no topo do gerador um hélice metálico, e ao ligarmos o equipamento observamos que o hélice começou a girar, tendendo a uma velocidade constante.
Para raios:
Na última experiência, ligamos o gerador um outro globo metálico menor, onde havia uma tachinha fixada no mesmo afim de simular um para raios, ao ligar o equipamento, aproximamos o globo menor do globo maior, e vimos um “raio” atingindo a superfície do globo menor, e ao girarmos o globo menor posicionando a tachinha na direção do globo maior observamos que o “raio” passava pela mesma e ia em direção ao terra.