Importância da Energia Elétrica
A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo e é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades atuais, uma vez que se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno. Atividades simples como assistir à televisão ou navegar na internet são possíveis porque a energia elétrica chega até nossas casas, e é ela quem nos permite viver com qualidade e conforto. A economia do mundo também depende dela, pois fábricas, supermercados, shoppings e uma infinidade de outros lugares precisam da mesma para funcionar. Sem falar, que grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos também se deve à energia elétrica.
Obtida a partir de todos os outros tipos de energia, a eletricidade é transportada e chega aos consumidores no mundo inteiro por meio de sistemas elétricos complexos, compostos de quatro etapas: geração, transmissão, distribuição e consumo. Seu uso se deve muito ao baixo custo de produção, facilidade de transporte e, relativa, baixa perda na conversão para outros tipos de energia.
Geração de Energia Elétrica no Brasil:
Quase toda energia elétrica produzida na Brasil, cerca de 74,8%, vem de usinas hidrelétricas; depois, de termelétricas responsável por aproximadamente 21,5% ; e, por último, de usinas nucleares com cerca de 2,1%. A geração através de hidrelétricas é a forma de produção mais limpa, pois não polui o meio ambiente e é ecologicamente correta, por isso, de todas as formas de produção de energia em grande escala, a hidrelétrica é a única totalmente renovável e que possui o menor valor de kilowatt/hora dentre todas as outras formas de produção de energia elétrica. A produção de energia elétrica consiste na conversão de energia mecânica (movimento) em eletricidade, pois precisa-se da força do movimento para girar as turbinas, nas hidrelétricas, que alimentarão o gerador, que é baseado na produção de diferenças de potencial