fisica 3
Passo 1 (Aluno)
Pesquisar em livros da área, revistas e jornais, ou sites da internet, notícias que envolvem explosões de fábricas que têm produtos que geram ou são a base de pó.
Sites sugeridos para pesquisa
• Explosão De Pó Em Unidades Armazenadoras E Processadoras De Produtos Agrícolas
E Seus Derivado Estudo De Caso. 2005. Disponível em:
.
Acesso em: 20 abr. 2012.
• Explosões. Disponível em:
.
Acesso em: 20 abr. 2012.
• Atmosferas explosivas de pós: Todo cuidado é pouco. Disponível em:
.
Acesso em: 20 abr. 2012.
Os ambientes industriais que envolvem o processamento, a armazenagem e o transporte de pós e granulados, também apresentam riscos de explosão.
Nos últimos anos, foram relatadas varias explosões em instalações que processam grãos, em varias partes do mundo como; Estados Unidos, França, Espanha e no Brasil. No Brasil podemos resumidamente citar:
Em janeiro de 1992, explodiu a célula C-2 do silo vertical do porto de Paranaguá-PR, matando dois trabalhadores e ferindo outros cinco. A provável causa da explosão apontada na época teria sido a combustão da poeira de cevada armazenada no local durante uma operação de limpeza que acontecia no décimo andar do silo.
Em junho de 1993, explodiu um túnel de expedição de grãos da Cooperativa Agrícola Vale do Piqueri (Coopervale), em Assis Chateaubriand - PR. A explosão foi tão forte que deslocou o túnel seis metros acima do subsolo, lançando-o a mais de um metro no ar, e formou uma cratera de mais de quarenta metros de diâmetro
Quatro homens que trabalhavam no escritório da balança do setor de expedição morreram e seis ficaram feridos. Uma causa apontada na época foi a poeira em suspensão do milho transportado pelo túnel, que, em contato com uma faísca elétrica, teria provocado uma explosão em cadeia.
Em novembro de 2001, uma explosão no depósito da empresa multinacional Coinbra, responsável pelo armazenamento de grãos do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá-PR, deixou 18 pessoas