Fisica 3
ESCOLA POLITÉCNICA DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO ENGENHARIA AMBIENTAL
TRABALHO DE CIENCIAS DO AMBIENTE
CULTIVO DA MANDIOCA – ASPECTOS, IMPACTOS E PROPOSIÇÃO DE PRATICAS SUSTENTAVEIS
Co-autores
David Bitencourt Eng. Civil
Fernando Lima – Eng.Civil
Ricardo França – Eng. Civil
Sâmeque Reis - Química
Salvador, 2014
RESUMO
A produção de alimentos é um dos maiores desafios do mundo moderno. O crescimento populacional excessivo tem feito com que o ser humano consuma quase tudo aquilo que o planeta tem para oferecer. Com uma população tão grande, é quase utópico imaginarmos uma produção de alimentos suficiente e sem impacto algum. O Brasil ocupa a segunda posição na produção mundial de mandioca. Cultivada em todas as regiões, tem papel importante na alimentação humana e animal, bem como matéria-prima para inúmeros produtos industriais e na geração de emprego e de renda. Embora tenha se arraigado ao logo dos anos como o principal sistema de cultivo agrícola e sendo comumente utilizada para o cultivo da mandioca, a agricultura convencional torna-se um procedimento extremamente inviável tanto ambientalmente como economicamente para resultados em longo prazo, desse modo a adoção de praticas menos agressivas a luz dos princípios de produção limpa tornasse extremamente importante para manutenção da atividade e do meio ambiente.
.
OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo utilizar o diagrama de blocos pra identificar os aspectos e impactos causados pela produção convencional de mandioca através da avaliação das entradas e saídas referente a cada processo contido nesse sistema de produção, propondo melhorias para o processo produtivo, visando uma produção mais limpa, e menos impactante ao meio ambiente.
INTRODUÇÃO
A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma cultura perene, arbustiva, pertencente à família das Euforbiáceas. Originaria do Brasil é produzida por mais de 100