Fisica 3
AULA: 1ª AULA
DATA: 16/08/2012
CARGAS ELÉTRICAS
É uma propriedade intrínseca das partículas fundamentais de que é feita á matéria: Em outras palavras, é uma propriedade associada á própria existência dessas partículas.
A grande quantidade de cargas que existem em qualquer objeto geralmente não pode ser observada porque o objeto contém quantidades iguais de dois tipos de cargas: Cargas Positivas e Cargas Negativas.
Quando existe essa igualdade de cargas, diz-se que o objeto é eletricamente neutro.
“CARGAS DE MESMO SINAL SE REPELEM E CARGAS DE SINAIS OPOSTOS SE ATRAEM”
CONDUTORES E ISOLANTES
Os condutores são materiais nos quais as cargas elétricas se movem com facilidade, como os metais (como o cobre dos fios elétricos), o corpo humano e a água da torneira.
Os não condutores também conhecidos como isolantes são materiais nos quais as cargas não podem se mover, como os plásticos (usados para isolar fios elétricos), a borracha e vidro.
Os semicondutores são materiais com propriedades elétricas intermediárias entre as dos não condutores, como o silício (usados nos micro circuitos dos computadores) e o germênio.
Os supercondutores são condutores perfeitos, ou seja, materiais nos quais as cargas se movem sem encontrar nenhuma resistência.
LEI DE COULONB
Duas partículas carregadas exercem forças uma sobre a outra. Se as cargas das partículas têm o mesmo sinal, as partículas se repelem (figura 1a e 1b), ou seja, são submetidas a forças que tendem afastá-las. Se as cargas das partículas se atraem (figura 1c), ou seja, são submetidas a forças que tendem aproximá-lás:
-
+
-
-
+
+
Figura 1a Figura 1b Figura 1c
Esta força de repulsão ou atração associada á carga elétrica dos objetos é chamada de força eletrostática. A lei que permite calcular a força exercida por partículas carregadas é chamada de lei de Coulomb. F = k.Q1. Q2 ^R