fisica 3° ano
*Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo.
*Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo.
-Tipos de correntes elétrica :
*Alternada – É o tipo de corrente fornecida por usinas hidrelétricas, cuja intensidade e sentido variam periodicamente, usada em residências.
*Contínua – É aquela que mantém seu sentido constante, como, por exemplo, as correntes estabelecidas por baterias de carros e pilhas. - Corrente elétrica nos:
Gasosos: Como exemplo podemos citar o sódio, o fósforo, o mercúrio, o néon etc. Nesses condutores, ocorre o movimento ordenado de ânions e elétrons para o pólo positivo e de cátions para o negativo. Os gases em geral são isolantes, mas, quando ionizados tornam-se condutores.
Líquidos: Podemos citar como exemplo as soluções básicas ácidas ou salinas. Numa solução salina, água pura com sal de cozinha (NaCl), onde aparecem cátions (íons positivos) Na+ e ânions (íons negativos) Cl-. Temos íons quando um átomo ganha ou perde elétrons. Ao colocarmos na solução duas placas condutoras ligadas a uma bateria, os cátions Na+ formarão uma corrente elétrica dirigindo-se ao pólo negativo, e os ânions Cl- formarão uma corrente dirigindo-se ao pólo positivo.
Sólidos: Normalmente os metais, como o ouro, a prata e o cobre são citados como condutores e outros sólidos como a madeira, o papel e o plástico são citados como não condutores. O que poucas vezes é dito e que na verdade, para um material ser ou não condutor, depende do valor da diferença de potencial a que ele está sendo submetido.
Portanto, qualquer material pode ou não ser condutor de corrente elétrica, isto depende da diferença de potencial a que ele estiver sendo submetido.
Nos metais, quando submetidos a uma diferença de potencial, a corrente elétrica é