Fisica 2
Instituto de Física
Laboratório de Física
Pêndulo Simples
Alunos: Maira Ferreira
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária Turma 1
Professora: Rosâne
Introdução
A gravidade da Terra varia conforme a altitude - têm-se como referência o nível do mar -, em média o valor da gravidade é 9,8 m/s² . Existem equipamentos capazes de nos auxiliar a calcular o valor da gravidade em praticamente todos os lugares da Terra acima do nível do mar, um desses equipamentos é o pêndulo simples. O objetivo deste experimento é calcular o valor da gravidade no ambiente em que estamos: o laboratório de física, com o auxílio de um pêndulo simples.
Metodologia
O pêndulo simples:
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes descrevem-no como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples. Este pêndulo consiste em uma massa presa a um fio flexível e inextensível por uma de suas extremidades e livre por outra, como na figura acima.
Procedimentos:
- Dados: ângulo θ = 10º comprimento l : 1,39 m ± o,ooo5 m
Fórmula para calcular a gravidade através do pêndulo simples:
Fórmula para calcular a variação da gravidade:
- Para calcular o tempo de um período, posicionamos o pêndulo a uma abertura de 10°, depois soltamos e contamos – com um cronômetro - um tempo de dez oscilações(w) – tempo que ele demora para ir e voltar a posição inicial. Repetimos o