FISICA 2 - FORCA DE EMPUXO
Objetivos
Identificar o empuxo como a aparente diminuição da força peso de um corpo submerso num líquido.
Material necessário:
Dinamômetro
Copo de Becker
Régua metálica
Balança
Corpos de prova diversos (6 corpos cilindrícos)
Água
Procedimento experimental
Primeiramente calibramos o dinamômetro para medidas na posição vertical e verificamos o peso de cada corpo de prova com auxílio do dinamômetro graduado. Logo após, enchemos o copo de Becker com água e submergimos cada corpo de prova, então encaixamos o dinamômetro em sua extremidade e observamos o peso aparente desse corpo submergido.
Posteriormente, com o auxílio de uma balança averiguamos a massa de cada corpo de prova, para posteriormente fazer os cálculos de densidade. Logo em seguida, com a régua metálica medimos o diâmetro dos corpos eu eram todos cilíndricos e as suas alturas para depois fazermos o cálculo de seu volume.
Introdução
Empuxo
O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força Peso, causa o efeito de leveza no caso da piscina.
A unidade de medida do Empuxo no SI é o Newton (N).
Figura 00. Forças atuantes pelo fluido e pelo corpo.
Princípio de Arquimedes
Foi o filósofo, matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego Arquimedes (287a.C. - 212a.C.) quem descobriu como calcular o empuxo.
Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual a intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo.
Assim:
onde:
=Empuxo (N)
=Densidade do fluido (kg/m³)
=Volume do fluido deslocado (m³)
g=Aceleração da gravidade (m/s²)
Peso Aparente
Conhecendo o princípio de Arquimedes podemos estabelecer o conceito de peso aparente, que é o responsável, no