FISH F CIL
DUARTINA FAZ PROJETO PILOTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COM POLPA DE TILÁPIA A alimentação escolar é um tema que vem merecendo análises ao longo dos últimos anos. Anteriormente, os alunos da rede pública recebiam alimentos que não eram balanceados e que poderiam, inclusive, estimular a obesidade, hipertensão e outros problemas que hoje já não são incomuns em crianças e adolescentes. Não era raro o cardápio alimentar das escolas trazerem embutidos, comidas com alto valor de sal ou gordura saturada.
Na cidade de Duartina uma iniciativa busca mudar esse cenário, oferecendo aos alunos da rede municipal e estadual alimentos mais balanceados. Neste mês de fevereiro, a Prefeitura local — responsável pelo fornecimento da alimentação das escolas de ambas as redes — testou, com sucesso, o oferecimento de alimentos preparados com polpa de tilápia, produto que conta com vários elementos nutricionais e que certamente enriquecerão a dieta dos alunos duartinenses.
Para o oferecimento dessa alimentação, a Prefeitura de Duartina firmou um contrato com a empresa Santa Ana Aquacultura, que conta com uma grande experiência no mercado de peixes, através da criação de alevinos e da implementação do frigorífico Fish Fácil, especializado em tilápias de alta qualidade.
Pelo projeto em desenvolvimento em Duartina, uma vez por semana as crianças e adolescentes da rede de ensino terão acesso a alimentos preparados com a polpa de tilápia. Dentre os pratos que deverão ser oferecidos estão o macarrão e o picadinho com tilápia, sendo que novas receitas deverão ser testadas em breve.
“Buscamos oferecer algumas receitas diferenciadas, tentando atrair, inclusive, aquelas crianças que têm alguma resistência em comer peixe. Fizemos algumas receitas, várias pessoas ligadas à administração provaram os pratos que, efetivamente, estão tendo boa aceitação por parte dos alunos”, apontou Ênio Simão, prefeito de Duartina.
Segundo ele, os 3 mil alunos das redes municipal e estadual deverão passar a