Firewall
O que é ?
Um firewall é uma barreira inteligente entre a sua rede local e a Internet, através da qual só passa tráfego autorizado. Este tráfego é examinado pelo firewall em tempo real e a seleção é feita de acordo com a regra "o que não foi expressamente permitido, é proibido". Para criar as regras com as quais o firewall seleciona o tráfego, selecione os serviços da Internet, os endereços IP e as estações para as quais o tráfego será permitido ou negado. Quem Precida de um Firewall??
Toda rede local com conexão dedicada à Internet precisa de proteção. Estatísticas mostram que empresas americanas perderam mais de US$ 5.2 bilhões, nos últimos três anos, devido a ataques de hackers e gangues cibernéticas. É um engano pensar que somente as grandes corporações são alvo de hackers. Qualquer empresa com conexão dedicada à Internet é um alvo pois as ferramentas automáticas de hackers atacam milhares de endereços por hora e penetram no primeiro site desprotegido.
Existem mais de 80.000 sites na própria Internet dedicados a atividades de hacking onde é possivel obter ferramentas para invasão de sistemas. Filtros de pacotes
Esta geração inicial de firewall somente controlava a origem e o destino dos pacotes de mensagens da Internet. Atualmente, a filtragem de pacotes é implementada na maioria dos roteadores e é transparente aos usuários, porém pode ser facilmente contornada com IP Sniffers/Spoofers - técnicas usadas por hackers para iludir os roteadores, com a troca de endereços de origem. Por isto, o uso de roteadores como única defesa para uma rede corporativa não é aconselhável.
Gateways e Proxies
Gateways para circuitos e aplicações conectam as redes corporativas à Internet através de estações seguras rodando aplicativos especializados para filtrar dados. Estes gateways permitem que usuários se comuniquem com os sistemas seguros através de um proxy, o qual esconde os arquivos e os servidores da ação dos hackers.
Gateways de