Firewall
Ednei Lima de Souza
Anhanguera Educacional
Resumo ( A maioria dos Firewalls são meramente roteadores, filtrando datagramas baseado no endereço origem do datagrama, endereço de destino, protocolo de nível mais alto ou outros critérios especificados pelo gerente de segurança da rede, ou política de segurança. Seu objetivo, como um portão de segurança, é oferecer segurança aqueles componentes dentro do portão, bem como controlar quem (ou o que) pode entrar neste ambiente protegido, e também aquele com permissão de sair. Ele funciona como um guarda de segurança na porta principal, controlando e autorizando quem pode ou não pode ter acesso a rede.
Palavras-chaves ( Firewall, segurança, rede.
I. Introdução
Firewall funciona como uma barreira de proteção que controla o trafego de dados entre os computadores da rede interna ou externa (internet). Nos dias de hoje a segurança mais viável para uma rede corporativa ou até mesmo uma rede pessoal necessita-se de uso de um firewall bem configurado para evitar o vazamento de informações que poderão ser utilizadas indevidamente.
Conceito
1) Firewalls são designados para manter o tráfego indesejado e não autorizado de uma rede desprotegida, como a internet, fora de uma rede privada, como a sua LAN ou WAN, ainda assim permitindo que você e outros usuários de sua rede local acessem os serviços de Internet. A Figura 1- mostra o objetivo básico de um firewall. [1] O objetivo de um firewall, como um portão de segurança, é oferecer segurança àqueles componentes dentro do portão, bem como controlar quem (ou o que) pode entrar neste ambiente protegido, e também aqueles com permissão de sair. Ele funciona como um guarda de segurança na porta principal, controlando e autorizando quem pode ou não pode ter acesso à rede. [1] Ele é configurado para oferecer filtragem controlável de tráfego de rede, capacitando acesso restrito a determinados números de porta e bloqueando acesso a quase todo o