Firewall
01. – Defina corretamente as opções de energia do sistema operacional
Os principais sistemas operacionais do mercado oferecem fáceis opções de gerenciamento de energia. NoWindows 7, por exemplo, basta seguir o caminho: Painel de Controle > Sistema e Segurança > Opções de Energia e então marcar o item “Economia de Energia“. Este é o primeiro passo para fazer a bateria durar mais. Caso você tenha um pouco mais de intimidade com o sistema, pode clicar em “Alterar configurações do plano” e em seguida “Alterar configurações de energia avançadas“, assim você poderá desativar alguns recursos desnecessários mas que consomem energia, como transparências , mudança do papel de parede e outras perfumarias. As distribuições Linux e o Mac OS X também possuem opções semelhantes, procure no seu sistema onde se encontra a área de gerenciamento de energia e então defina a que for mais econômica.
02. – Diminua o brilho da tela
Outro vilão das baterias é o brilho da tela. Uma prova disso é que de uns anos pra cá, os notebooks incorporaram um mecanismo que automaticamente diminui o brilho da tela assim que ele é desligado da tomada. Se quiser maximizar ainda mais o tempo de duração da bateria, deixe o brilho do monitor totalmente no “zero”, ou seja, sem brilho. Por isso, evite também utilizar o equipamento em ambientes com muita claridade, já que será difícil enxergar o conteúdo na tela com o brilho no mínimo. Salas um pouco mais escuras podem ajudar neste ponto.
03. – Desligue Wi-Fi e Bluetooth
Claro, se não estiver usando. Não é difícil nos encontrarmos em lugares que não disponibilizam acesso à internet por Wi-Fi. Assim, se você estiver em algum estabelecimento que não tenha sinal wireless ou mesmo em um vôo, pode desabilitar estas duas funções, para que o equipamento não gaste energia em vão, procurando sinal onde não existe. Os notebooks geralmente trazem uma combinação de teclas para desligar estes serviços, geralmente Fn +