Fique Longe Das Rvores Nos Momentos De Chuva Cuidado Com Os Raios
Grupo Gestor de Segurança Elétrica - Risco Elétrico Zero
Fique longe das árvores nos momentos de chuva, cuidado com os raios.
Considerações sobre a influência da natureza elétrica em questão ao meio atravessado
Luís Eduardo de Oliveira - Assessotec
As árvores consistem em um dos problemas no que diz respeito aos riscos por efeitos de descargas elétricas atmosféricas, pois da mesma forma que os objetos metálicos também podem desviar a trajetória de um raio ou serem alvos de faiscamentos laterais. Por atuarem como conjuntos de captações de correntes elétricas de raios estas estruturas acabam funcionando, segundo o que dizem no dito popular como “pára-raios”.
Como a proteção de árvores de um modo em geral sempre vai constituir em um projeto de alto custo, e, por este motivo não justificaria a instalação de um sistema de cabos ao longo de seus troncos e galhos, importante que saibam, estando atuando essas estruturas como elementos de captação, uma descarga e/ou faiscamentos laterais que venham atingi-las sempre será grave. A corrente do raio percorrerá a estrutura atingida com grandes dificuldades, devendo imediatamente procurar caminhos aleatórios, podendo, desta maneira, atingir de forma irreparável pontos próximos, tais como: edificações, estruturas de cercas e alambrados, pessoas e/ou quaisquer outros elementos que possam conduzir de forma mais adequada esta corrente elétrica para o solo. Sempre isto ocorrerá pelo fato de não se ter proteções adequadas, aterramento o elemento ou estrutura atingida.
Levando-se em consideração tal fato e que podemos sofrer danos, recomendamos que permaneçam distantes destas estruturas, e que orientem todos da empresa e visitantes para que assim procedam, além disto, que informem seus amigos e familiares sobre esse tipo de possibilidade, pois se assim agirem certamente todos permanecerão longe das árvores e de outras estruturas metálicas desprotegidas, não aterradas, permanecendo por saberem