Fiorin
ITU, 25 DE AGOSTO DE 2014.
A linguagem humana: do mito a ciência.
Fiorin nos deixa claro no primeiro capítulo de seu livro o que é Linguística. Explica que nossa língua é um grande dom que herdamos de nossos pais e que, com o passar do tempo, aperfeiçoamos. Ele aborda também a ideia de ridicularizar o modo de como outras pessoas falam. Isso fora denominado como Preconceito Linguístico. Mas, de primeira impressão, parece ser algo inofensivo. Engano, pode ser um grande problema e um dos motivos para grandes conflitos e contendas. Fiorin esclarece que devemos aceitar que, por mais que pareça errado diante da norma culta o que outra pessoa esteja falando, devemos aceitar e aprender a conviver com tal fato. O bom linguístico não julga, ridiculariza ou faz algo que prejudique o próximo devido ao seu modo de falar. Muito pelo contrário, o bom linguístico explica o que é e como é de uma forma confortável. Levando isso a ter paz com quem está próximo dele.
Então, para esclarecer bem o que é linguística, Fiorin nos dá alguns exemplos em textos para que nossa compreensão seja por completa sobre o tema. Ele nos impõe que Linguística é a ciência que estuda a linguagem. A linguagem é o meio de comunicação do ser humano. Temos muitas variantes de comunicação. Através deles, nos conectamos com outras pessoas e vice – versa. Através da língua, podemos nos expressar. Quando estivermos com raiva, alegre, triste, desdém, etc., usaremos a linguagem para nos expressar.
Fiorin também nos dá exemplos de funções da linguagem. Ele diz “Em primeiro lugar, a linguagem é uma maneira de perceber o mundo”. Com essa frase ele quis dizer que, para nós o mundo só vai fazer sentido através da linguagem. Uma forma melhor de se entender isto é por meio do livro “Através do espelho e o que Alice encontrou lá”.
A linguagem tem papel fundamental em nossas vidas. Através dela nos expressamos, comunicamos entre outras