finaças
A administração da produção existe desde sempre, desde quando nossos antepassados poliam na pedra em busca de um utensílio mais eficaz. Em seguida surge a primeira forma de produção organizada por meio dos artesãos. Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em decadência. Com a descoberta da máquina, em 1764 começa a substituição das pessoas pelas máquinas, surgindo as primeiras fábricas.
Tempos depois nestas fabricas surge a administração da produção que pode ser definida como a área da empresa capaz de produzir bens ou serviços por meio das melhores decisões e responsabilidades advindas de seus gerentes de produção.
Estes profissionais são responsáveis por utilizar alguns ou todos os recursos disponíveis para a função produção sempre com vistas aos objetivos definidos pela organização.
Neste contexto as organizações tende estar com seus métodos de trabalho eficazes para se obter melhores práticas de produtividade, produzir mais com o menor custo possível.
Observando seus ambientes envolvidos neste processo têm possibilidades de oferecer as melhores condições de produção sendo eles: ambiente interno e externo. No ambiente interno faz se necessário analisar se há tecnologias, finanças, marketing, suprimentos e principalmente pessoas para gerar os melhores produtos ou serviços. No ambiente externo é preciso analisar os fornecedores o governo a concorrência os consumidores a comunidade a tecnologia e os sindicatos.
Just-in-time: É o gerenciamento da produção usando o mínimo de matéria prima possível. Requer um rígido controle de abastecimento. Exemplos do Japão (fábrica de derivados de petróleo). Engenharia simultânea envolve a participação de todas