Finanças Internacionais
1. Escolha 05 eventos históricos – essencialmente importantes – para o processo de evolução das finanças internacionais. Justifique a sua escolha (comentários).
Viagens de Vasco da Gama e Cristóvão Colombo: estimulou o mercado de câmbio e de capitais;
Aumento de casas bancárias no séc. XIV: resultou no apoio ao comércio internacional;
Segunda Guerra Mundial: com o término da segunda guerra mundial, os governantes dos Estados começaram a preocupar-se com as necessidades da economia mundial e o receio do surgimento de uma nova crise internacional fez os países a buscarem medidas que regulamentassem o sistema monetário da época;
Invenção do papel-moeda: permitiu contar e pagar, como também expressar o preço dos bens e o valor dos serviços.
Criação da OMC: supervisiona e libera o comércio internacional. Lida com a regulamentação do comércio entre os seus países-membros.
2. Escolha 05 países, ou nações, que mais contribuíram para o processo de evolução das finanças internacionais. Justifique a sua escolha (comentários).
Estados Unidos: quando se tornou uma nação hegemônica, impôs ao mundo o dólar como moeda internacional e com isso, legitimou sua soberania no campo monetário, na qual resultou um alto grau de liberdade na condução de sua política econômica, bem como, responsabilidade na condução das finanças mundiais.
França: A revolução Francesa significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. Os direitos sociais do povo ganharam mais autonomia e com isso passaram as ser mais respeitados. Bonaparte criou uma série de medidas que melhoraram a economia francesa que acabou por refletir positivamente na economia mundial.
Inglaterra: 1870 – 1914: hegemonia, Londres foi o centro financeiro do mundo, libra era a moeda mundial, assim como o banco central mundial era inglês. Taxa de câmbio tinha paridade fixa com o ouro;
China: criou o papel moeda e, em função da impressão de