Finanças empresariais
Atualmente a sociedade é composta por organizações. O sucesso de um administrador para executar eficazmente o processo administrativo requer pelo menos três tipos de habilidades, a técnica, humana e a conceitual':
Habilidade técnica: consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas especificas, através de sua instrução, experiência e educação.
Habilidade humana: consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.
Habilidade conceitual: consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Tudo isso com um objetivo de maximização os lucros, e agregando a este contexto teorias de estudiosos que fazem análises de práticas de finanças empresariais no qual nos auxilia em processos decisórios, como Administração Orçamentária e Financeira, Matemática Financeira II, Direito Tributário e Teoria Econômica.
2. DESENVOLVIMENTO
ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTARIA
Administração orçamentária e a compressão e analise critica ou satisfatória de instrumentos contábeis, orientações dadas no controle patrimonial da empresa através de relatórios contábeis, demonstrações financeiras e DRE (demonstrativo de resultado de exercício). Existe uma relação direta entre Risco e Retorno. O Risco é medido pela probabilidade de a empresa tornar-se tecnicamente insolvente; diz respeito à variabilidade do fluxo de caixa da empresa, de modo que quanto mais variáveis forem os fluxos de caixa, tanto maior será o risco e vice-versa. O Retorno é medido pelas receitas menos as despesas. O Lucro de uma empresa pode ser aumentado de dois modos: (1) elevando-se as receitas, ou (2) reduzindo-se os custos.