Finanças corporativas
RESPOSTAS
Questão 1 - Capital de giro são recursos que as empresas mantêm em caixa para atender suas necessidades operacionais imediatas, como por exemplo, negociar preços melhores com os fornecedores ou aproveitar uma oportunidade de negócio vantajosa, pagar salários e tarifas publica. Fazem parte do capital de giro os recursos em caixa, aplicações financeiras, estoques e duplicatas a receber.
O capital de giro é extremamente importante para as empresas, haja vista que é com estes recursos que a empresa mantém em funcionamento no curto prazo. Caso a empresa não administre corretamente os itens que fazem parte do capital de giro, poderá levá-la a uma situação de insolvência.
Questão 2 - O CCL é a diferença entre os ativos circulantes e passivos circulantes da empresa. Se os ativos circulantes são maiores que os passivos circulantes, a empresa tem CCL. Dessa forma, tendo CCL a empresa mantém o seu índice de liquidez positivo, quer dizer a empresa não fica insolvente. Mas a diferença entre ativos circulantes e passivos circulantes tem que ser muito estudada em cada ramo empresarial, pois, quanto menor a diferença entre AC e PC maior o risco para empresa de não honrar seus compromissos, mas maiores os rendimentos. Quanto maior o risco maior o retorno.
Questão 3 - A lucratividade é reduzida devido aos ativos circulantes serem menos rentáveis do que os ativos permanentes. Nesse contexto o risco diminui, pois, se não houver alteração nos passivos circulantes, o aumento nos ativos circulantes elevaria o CCL.
Questão 4 - Um montante maior de financiamento precisa ser obtido através de meios mais dispendiosos à longo prazo. O risco diminui devido ao menor nível de passivos circulantes, que provocará uma elevação no CCL da empresa.
Questão 5 - Geralmente, quanto maior o capital circulante líquido de uma empresa (ativos circulantes menos passivos circulantes), menor será sua lucratividade e menor o risco de ela não poder pagar suas