finanças corporativa
RE: retorno exigido, custo do capital próprio /// Rf: taxa livre de risco /// (Rm-Rf): prêmio por risco da carteira da mercado (qto q meu negócio rende mais que os títulos do governo – Rm – risco de mercado, Rf – títulos do governo) /// : mede o risco sistemático do ativo (< 0 menor risco /// > 0 maior risco)
Gordon (Modelo de crescimento de dividendos) RE=(D1/P0) + g, onde:
RE: retorno exigido pelos acionistas /// D1: dividendo projetado para o próximo período /// P0: preço da ação hoje /// g: taxa de crescimento constante dos dividendos
CMPC/WACC (custo médio ponderado de capital) – considera tb capital de terceiros
WACC = (E/V)RE + (D/V)Rd(1-Tc), onde:
E: capital próprio /// D: capital de terceiros (dívida) /// V: capital próprio + dívida
Tc: alíquota de IR pessoa jurídica /// RE: custo do capital próprio /// Rd: taxa de juros da dívida
CMPC = Cs.Ks + Cd.Kd (1-IR), onde:
IR: alíquota de IR pessoa jurídica /// Ks: custo do capital próprio (RE) /// Cs: proporção de capital próprio na empresa (E/V) /// Kd: taxa de juros da dívida (Rd) /// Cd: proporção de dívida na empresa (D/V)
. Quando podemos utilizar o WACC como taxa de desconto para novos investimentos?
Quando for investir no foco da empresa. Ex: Ampliação, reforma, fusão (dentro do ramo que a empresa trabalha). O WACC é a taxa adequada para descontar os projetos que tenham as mesmas características de risco da empresa.
. Qual a importância do WACC na decisão de investimento?
Representa a proporção de capital próprio e de terceiros na empresa, o risco para os acionistas, o risco para os credores e o mais importante, o benefício fiscal (para quem trabalha com lucro real). É uma medida de eficiência financeira – quanto menor, melhor.
.Quando devemos utilizar o Custo do Capital Próprio como taxa de desconto para novos investimentos? Qual a sua importância?
Quando só tiver capital próprio (pq ninguém vai te dar $