Filósofos pré socráticos
GLEISER, M. A dança do universo dos mitos da criação ao Big Bang. São Paulo: Companhia das letras, 2012.Cap. 2 “Os Gregos”
Direito /1° Período Manhã
Belo Horizonte
• Filósofos de maior importância do texto Tales de Mileto (Substância fundamental: “água”) Heráclito (Substância fundamental: “fogo”) Parmênides (Essência do universo: “Eon” ou “o Ser”) Pitágoras (Substância fundamental: “números”) Demócrito (Substância fundamental: “átomos”)
•Escola iônica Os filósofos iônicos tinham uma visão orgânica e mutável do cosmo e buscavam racionalmente encontrar qual a substância única que compõe o universo.
•Escola Pitagórica Para os pitagóricos, a essência de todas as coisas existentes no universo (objetos físicos, seres viventes, fenômenos atmosféricos ou corpos celestes) era constituída por números e relações matemáticas.
•Convergências entre as escolas iônica e pitagórica Ambas as escolas pré-socráticas, buscavam o conhecimento acerca da origem e composição do universo, a causa e o princípio do mundo natural.
•Divergências entre as escolas iônica e pitagórica Enquanto os iônicos tinham por questão de central importância a busca pela substância que compõe o universo, o objetivo principal dos pitagóricos baseados na ideia de que “tudo é número” era atingir um estado de purificação da alma através da desintoxicação do espírito pelos números. Sendo assim, o pensamento pitagórico é caracterizado pela união do místico com o racional enquanto para os iônicos, a busca pela origem do universo se baseava unicamente no pensamento racional em que a