Filósofos Iluministas
No seculo XVIII, em que as filosofias do Iluminismo começaram a ter um efeito dramático, há um marco nos trabalhos de novos filósofos, comoImmanuel Kant eJean-Jacques Rousseau, que influenciam uma geração nova de pensadores, surgindo, assim a Filosofia do século XIX.
Nos finais do século XIX um movimento conhecido como Romantismo1 buscou combinar a racionalidade formal do passado, com um maior e mais imediato senso emocional e orgânico do mundo.
Idéias fundamentais que reluzem esta mudança são:a Evolução, como postulado por Goethe, Erasmus Darwi e Charles Darwin.
Pressões para igualitarismo e mudanças rápidas e forçosas, culminaram em um período de revolução e turbulência que fariam com que a filosofia mudasse de uma forma proveitosa.
Com os anos tumultuosos de 1789-1815, a cultura da Europa foi transformada por revolução, guerra e rompimento. Terminando muitos dos suportes sociais e culturais do século prévio, a fase era fixa para mudança econômica e política dramática. A Filosofia européia participou de muitas destas mudanças.
O último terço do décimo oitavo século, tempo do Iluminismo, produziu uma série de idéias anfitriãs e obras que tanto sistematizaram filosofias anteriores, quanto apresentaram um profundo desafio para a base da filosofia como tinha sido sistematizada até então. Kant é um nome que a maioria mencionaria como estando entre o mais importante dessas influências, como também acontece com Rousseau. Embora ambos fossem produtos do século XVIII e suas suposições, eles passaram dos limites. Tentando explicar a natureza do estado e do governo, Rousseau desafiaria a base política com a declaração "O Homem nasce livre, mas está por todos os cantos preso". Kant, enquanto tentava preservar ceticismo dessa axioma2, foi forçado a discutir que nós não vemos a verdadeira realidade, nem falamos disto. Tudo o que nós conhecemos sobre realidade são apenas aparências. Posto que tudo que podemos ver da realidade são apenas