Filosofos Iluministas
Discentes: Kamile Fortes, Kellen P. Fonseca, Paulo R. Felipe e Ricardo F de Andrade
11/2014
Cuiabá – MT
1 - DAVID HUME
David Hume nasceu em Edimburgo na Escócia em 1711. Era filho de pequenos agricultores, seu pai Joseph Hume e sua mãe Katherine Falconer. Foi um importante filosofo, economista e historiador. Ainda na adolescência começou a frequentar estudos literários. Logo após foi para a França, onde escreveu o seu Investigação sobre a Natureza Humana. Pouco depois escreve os Essays, Moral and Political. Quando foi nomeado bibliotecário do colégio de advogados de Edimburgo, escreveu uma História de Inglaterra que publicou pouco a pouco o que lhe fez ganhar alguma fortuna e fama.
Viajou para França como secretário do embaixador inglês e antes de se retirar para Edimburgo, foi subsecretário de Estado. Devido à sua reputação, exerceu grande influência sobre os estudiosos e pensadores de França e Inglaterra. A filosofia de Hume tem origem tanto no empirismo de Locke como no idealismo de Berkeley.
Seu pensamento é baseado no ceticismo positivo, é considerado o fundador da escola cética ou agnóstica de filosofia, o Empirismo, cujo princípio básico é evitar toda hipótese não comprovável experimentalmente.
Toda a obra de Hume pode ser explicada pela preocupação de implantar nas ciências morais a posição metodológica assumida por Isaac Newton no domínio da astronomia e da física, posição que se define como positiva no sentido de que se abstém de toda hipótese que não resista à verificação experimental. Como consequência de obedecer, com rigor, à orientação metodológica de Newton, resultavam excluídas as especulações sobre a natureza da alma, assim como os discursos sobre o absoluto e o “a priori” (conhecimento proposicional que pode ser adquirido antes ou independentemente da experiência).
Obras de Hume
David Hume publicou inúmeras obras importantes. Seu primeiro livro foi O Tratado