Filtros Para Despoeiramento Pintura A P
Filtros podem ser coletores de 2º estagio servindo para a retenção de partículas e gotículas menores do que 10 microns porem maiores do que 0,1 microns em qualquer meio poroso serve-se como filtro, mas industrialmente são utilizados de fácil substituição ou restauráveis. Os tecidos são mais comuns, algumas vezes o meio poroso trabalha umedecido com óleo, os equipamentos com meios filtrantes substituíveis são utilizados geralmente o leito poroso é uma manta de espuma colocada entre duas telas metálicas presa num quadro metálico, onde pode ser substituído com facilidade. As características gerais desse tipo de coletor são: suas cargas leves de sólidos, capacidade entre 1 e 2,5 m3/s de área filtrante e a eficiência inferior a 90%.
O processo de Filtração é unitário e consiste na separação de uma fase sólida de uma fase liquida. É praticamente uma operação de separação de sólidos presentes em uma polpa na qual a fase liquida chamado filtrado, e compelida a passar através de um meio poroso, este denominado meio filtrante, ao passo que a fase sólida, nomeada torta de filtração, firma uma camada sobre a superfície do meio poroso. Existem vários processos de Filtração, dentre eles a filtração por gravidade que ocorre quando o liquido escorre pelo meio filtrante (meio poroso) apenas pelo efeito de pressão hidrostática. Caso esta filtração ocorra sob uma pressão alta em relação a atmosférica será denominada de filtração sob pressão, ou em uma pressão baixa, denominando-se filtração a vácuo. E por fim, a filtração centrifuga, quando há forças centrifugas sendo aplicadas no meio filtrante.
Nas operações unitárias podem ser analisadas e agrupadas mediante a bh vadoção de qualquer entre três métodos. Por meio de um modelo físico simples que reproduz a ação da operação; ou pela consideração do equipamento usado na operação, ou, ainda, por investigação mediante uma expressão matemática inicial que descreve a ação e é verificada contra os dados experimentais do