Filtros hidraulicos
A necessidade do filtro, no entanto, não é reconhecida na maioria das vezes, pois o acréscimo deste componente particular não aumenta, de forma aparente, a ação da máquina. Mas o pessoal experiente de manutenção concorda que a grande maioria dos casos de mau funcionamento de componentes e sistemas é causada por contaminação.
As partículas de sujeira podem fazer com que máquinas caras e grandes falhem.
Em qualquer sistema hidráulico, a vazão, a pressão e a calibragem são pontos críticos diretamente relacionados às propriedades do fluído. Essa relação é tão importante que nenhum esforço será inútil no sentido de prevenir a queda de qualidade do óleo, removendo todos os contaminantes que podem agir como catalisadores na degeneração do óleo.
Filtro do Óleo Hidráulico:
Existem vários tipos de filtros e cada um deve ser colocado em pontos estratégicos do sistema, o ideal seria que cada componente do sistema fosse equipado com o seu próprio filtro, mas isso não é economicamente prático na maioria dos casos.
25488901805305Os principais tipos de filtros são:
Filtro de sucção interna: São mais simples e mais utilizados. Tem forma cilíndrica com tela metálica com malha de 74 a 150 mícron.
Filtro de sucção externa: Possuem carcaças e são instalados diretamente na linha de sucção fora do reservatório. Possuem malha de filtragem de 3 a 238 mícron.
Filtro de pressão: É posicionado no circuito entre a bomba e um componente do sistema. A malha de filtragem dos filtros de pressão é de 3 a 40 mícron.
Filtro de linha de retorno: Está posicionada no circuito próximo do reservatório. A dimensão habitualmente encontrada nos filtros de retorno é de 5 a 40 mícron.
Filtro duplex: Ambos os filtros de pressão e retorno podem ser encontrados em versão duplex. Sua mais notável característica é a filtragem contínua, que é feita com duas ou mais câmaras de