Filtrações Émersom Luiz

1543 palavras 7 páginas
Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia

Alunos: Émersom Luiz Bodaneze Júnior

Matéria: Química
Data: 18/05/2012

Filtração simples e
A Vácuo

Filtração Simples
A filtração simples como já diz o nome é “simples”, que basicamente; é separar líquidos e sólidos em uma mistura heterogênea, é feito com um papel filtro ou um algodão, ainda pode ser um algodão de vidro. Observação: o algodão de vidro é usado em substâncias corrosivas ou dissolventes de celulose. O algodão comum é usado quando você quer evitar a perda de material, por dispersão através do papel.
Mas para que a filtração ocorra com sucesso, alguns procedimento devem ser seguidos:  As substâncias sólidas não devem penetrar nem obstruir o filtro.
 O líquido não pode reagir com os tipos de algodão.

Fontes e Bibliografia: n.1

Como se chama “filtração”, não é difícil entender que o processo é feito através de um filtro, seus poros devem ser bem pequenos para “segurar” as maiores partículas, e permitir somente as menores partículas atravessarem o filtro.
Mas se engana quem acha que a filtração pode ser vista, pois os poros do filtro são tão pequenos e as substâncias tão pequenas que são impossíveis de se ver a olho nu.

Parte Prática
 Equipamentos Necessários:


Béquer, Proveta, Bastão de vidro, Funil, Kitassato, Suporte universal, Garra, Funil de Buckner, Papel de filtro, Tubo de Látex.

 Materiais:


Água



Solução de Carbonato de cálcio

Procedimento
Montou-se um sistema conforme a imagem 1 de filtração simples, onde foi-se adicionado ao funil de vidro com papel filtro, duas soluções separadamente e analisamos a eficiência da filtração.

SISTEMA DE FILTRAÇÃO SIMPLES

Filtração a Vácuo
Filtração é provocada pelo aumento no fluxo de filtrado devido à sucção provocado pelo vácuo. Antes da filtração a vácuo, os cristais devem ser lavados com uma pequena quantidade de solvente frio, para eliminar qualquer traço da solução água-mãe que

Relacionados