filosofica
A reflexão kantiana sobre a liberdade abre espaço para a necessidade de parâmetros objetivos na condução da ação ética.
A visão de Kant, muito marcada por uma severidade, pode não trazer nada aparentemente relacionado realmente à liberdade, uma vez que a definição no senso comum desta é fazer o que se quer, quando se quer, sem pensar em nenhum tipo de consequência.
Porém, Kant nos coloca diante de uma visão muito mais dura da liberdade, e não será estranho que muitos ao se depararem com sua visão possam querer descarta-la ou não leva-la em consideração.
Porém, sua opinião nos ajuda a dialogar com nosso mundo sem parâmetros e sem base alguma, que cada vez mais vê a ética e o respeito ao próximo dissolverem-se em nome do individualismo.
A razão prática determina as ações dos homens, seu comportamento junto com a liberdade. A liberdade é um conceito a priori, segundo a teoria de Kant, da razão prática e esta só é possível, só se pode tomar atitudes, porque a liberdade é uma realidade nos seres humanos.
O QUE É MORAL ?
De forma prática podemos observar que o mundo atual é pouco provido de ética e valores morais, assim como a aquisição de um automóvel, é a aquisição de um órgão para transplante, este na maioria das vezes de forma ilegal.
A facilidade que o dinheiro, nos dias atuais, proporciona é de tão agrado da sociedade, que poucos profissionais ou estudantes no momento de escolherem suas profissões e atividades, escolhem o que gostam, grande parte escolhe aquilo que lhe dará uma boa quantia de dinheiro, para assim, satisfazer seus desejos, como por exemplo, pagar a uma empresa que mande um de seus funcionários ficarem na fila por eles.
Esse meio nos faz refletir, porém, muitas vezes não discutir por falta de conhecimento e por consequência, falta de argumentos, sobre questões políticas e sociais, por exemplo, compra de votos, corrupções, desvios de finalidade do dinheiro público, responsabilidade civil e