Filosofial geral

1241 palavras 5 páginas
Atividade estruturada da matéria de Filosofia Geral e Jurídica

"Ética finalista; Ética deontológica; Ética Utilitarista - Como cada uma das três perspectivas tratam a lei anti terrorismo"

O Brasil ainda não tem uma legislação específica sobre terrorismo, mas um artigo sobre o assunto foi incluído a Lei de Segurança Nacional (Lei 7.170/83), promulgada durante o governo do último presidente militar, general João Figueiredo, e sem revogação expressa.
A lei prevê prisão de três a dez anos para quem devastar, saquear, extorquir, roubar, sequestrar, manter em cárcere privado, incendiar, depredar, provocar explosão, praticar atentado pessoal ou atos de terrorismo, por inconformismo político ou para obtenção de fundos destinados à manutenção de organizações políticas clandestinas ou subversivas.

Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. Deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito. O termo Deontologia foi criado no ano de 1834, pelo filósofo inglês Jeremy Bentham, para falar sobre o ramo da ética em que o objeto de estudo é o fundamento do dever e das normas, deontologia é também conhecida como "Teoria do Dever". Immanuel Kant também deu sua contribuição para a deontologia, uma vez que a dividiu em dois conceitos: razão prática e liberdade. Para Kant, agir por dever é a maneira de dar à ação o seu valor moral; e por sua vez, a perfeição moral só pode ser atingida por uma livre vontade. A deontologia também pode ser o conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão, ou seja, cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exerício da profissão, e de acordo com o Código de Ética de sua categoria. Para os profissionais, Deontologia são normas estabelecidades não pela moral e sim para a correção de

Relacionados

  • A QUESTÃO SOCIAL PERANTE AS TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA
    2128 palavras | 9 páginas
  • Libras
    2209 palavras | 9 páginas
  • resenha "a hhistoria das coisas"
    24501 palavras | 99 páginas
  • Apostila Gest O Integrada De Pessoas
    103695 palavras | 415 páginas