filosofia12 Classe
6 UNIDADE DIDÁCTICA:
7
7.1 NOÇÕES BÁSICAS DE LÓGICA
7.1.1 Conceito da Lógica
8 INTRODUÇÃO À LOGICAConstantemente, fazemos e ouvimos afirmações e sujeitámo-las aos nossos julgamentos, considerando umas falsas, outras verdadeiras; regra geral, aceitamos estas últimas, rejeitando as primeiras. Não poucas vezes, a justificação das nossas opções recai em afirmações como é lógico” ou “tem mais lógica”. Mas, embora o afirmemos, será que temos noção do que efectivamente é isto que chamamos lógica?
A palavra lógica vem do grego logos = razão, proposição, oração pensamento, discurso linguagem, etc. Etimologicamente, a lógica pode ser definida como ciência da razão ou do pensamento ou como ciência do discurso racional ou ainda como ciência que estuda a dimensão racional do discurso.
O nosso pensamento nunca trabalha ao acaso, mas funciona na tentativa de atingir um conhecimento verdadeiro. Assim, a tarefa da lógica é o estudo das condições de pensamento válido, que procura alcançar a verdade; regular o perfeito discurso da razão e oferecer o caminho para o correcto exercício da linguagem e do pensamento na procura da verdade.
Em suma, podemos definir a lógica como a ciência que estuda as leis e formas de pensamento válido, isto é, dirige o acto da razão a fim de que mais fácil e rapidamente proceda de modo valido ou correcto. 8.1.1 Objecto da Lógica
Na lógica podemos distinguir dois objectos: formal e material.
a) Objecto formal – é a orientação da inteligência para a verdade por meio de operações racionais ou seja, a forma que deve revestir o pensamento para se exercer devidamente e assim, evitar a contradição.
b) Objecto material – é o saber humano em toda a sua extensão ou seja, o que permite ao homem um acordo do pensamento com a realidade.
Portanto, a lógica pode