Os Fabricantes de processadores
COSME ALVES DE LIMA
RIO DE JANEIRO
2015
COSME ALVES DE LIMA
REDES DE COMPUTADORES
TURMA: 822-36025
Qualcomm
Em meados de 1985 quando seis profissionais da área de comunicação e tecnologia
- Dr. Andrew Viterbi, Harvey White, Franklin Antonio, Andrew Cohen, Klein Gilhousen e
Adelia Coffman - se reuniram em San Diego na casa do Dr. Irwin Mark Jacobs, um engenheiro elétrico formado no badalado MIT (Massachusetts Institute of Technology), para discutir a ideia e a possibilidade de desenvolver tecnologias que possibilitassem uma comunicação de qualidade capaz de fazer a diferença na vida das pessoas.
Saíram de lá com uma única certeza: iriam dar prosseguimento ao ousado plano.
Pouco depois, no mês de julho, esse grupo fundou a QUALCOMM, cuja primeira sede foi instalada em La Jolla, estado da Califórnia. Ainda neste mesmo ano, a empresa assinou seu primeiro contrato e começou a trabalhar com CDMA, até então uma restrita tecnologia de comunicação móvel sem fio utilizada pelo exército americano.
Em agosto de 1988 a empresa lançou o OmniTRACS, um sistema de comunicação via satélite para rastreamento de frotas e cargas.
A partir de 1989 a empresa resolveu apostar na tecnologia CDMA para telefonia celular, fazendo uma demonstração para os 50 líderes mais influentes da indústria de comunicação móvel. Após seis meses de desenvolvimento e ajustes finais, exatamente no dia 7 de novembro, o Dr. Irwin M. Jacobs realizou, como demonstração, a primeira chamada móvel utilizando a tecnologia CDMA. No início a
QUALCOMM não foi levada muito a sério. Afinal, como uma empresa que antes fazia rastreamento de frota, poderia se meter em telefonia celular? Ainda mais com uma tecnologia que ninguém conhecia. Ledo engano. Enquanto europeus e asiáticos instalavam suas redes baseadas nos padrões GSM e TDMA, a empresa decidiu apostar nessa terceira via. Utilizou então um padrão técnico de nome complicado, code division multiple access, ou simplesmente CDMA. Para