COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA CATARINA
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Especialização em Supervisão Escolar
Especialização em Orientação Educacional.
Núcleo: Canguçu / RS Turma VII – 148 Início: Abril/2013 Término: 2014
Coordenadora do Núcleo Carla Denize Felcher
Disciplina: Projetos Educacionais e Curriculares Interdisciplinares Atuais
Msc. Carla Denize Felcher
Aluna: Vivian Moreira da Silva Alves
Currículo
A palavra currículo vem do latim e se refere a curso, carreira, um percurso a ser realizado. A palavra currículo foi empregada pela primeira vez em 1633.
Ele originou-se nos EUA, no final do século XIX e início do século XX, com a finalidade de planejar e controlar as atividades.
No final dos anos 50 aconteceu a reforma curricular, pois a escola vinha sofrendo violentas críticas por não promover a ascensão social, seria necessário transformá-la ou então abolí-la e substituí-la por outro tipo de instituição; (MOREIRA, 1989).
Muitas são as definições para a palavra currículo, mas ele constitui o elemento nuclear do processo pedagógico, pois é ele quem viabiliza o processo de ensino e aprendizagem. Sua projeção define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e as formas de avaliação, o currículo é a expressão da cultura da escola com a sua recriação e desenvolvimento.
Currículo é entendido como:
Os conteúdos a serem ensinados e aprendidos;
As experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos aluno
Os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais;
Os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino;
Os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização;
Teorias curriculares
Teoria Tradicional – tem o modelo técnico-linear centrado no como fazer, com objetivos definidos com muita precisão, o conhecimento existente é inquestionável, o professor é o transmissor de verdades e os alunos são cumpridores de suas tarefas.