Filosofia
A estética, que provém do termo grego aísthesis, tem como significado a sensação e discute problemas relacionados com a beleza (teoria do belo), com o gosto (teoria do gosto) e com a natureza da arte (filosofia da arte). O problema da definição da arte também é um dos problemas fundamentais da estética. Relativamente à arte podemos encontrar uma grande variedade desta, tal como a literatura, a escritura, a escultura e a música. Para definir o que é uma obra de arte existem três teorias por onde nos podemos guiar. São elas:
Teoria da Imitação | Teoria da Expressão | Teoria Formalista | Todas as obras que existem imitam a realidade, situação real. | Todas as obras servem como expressão de emoções. | Conjunto de regras que permitem a coesão da obra, a unidade. Variam de época para época. |
Será possível definir a arte ?
Existem autores que consideram a arte um conceito aberto, ou seja, tem um significado que vai sendo consecutivamente alargado, passando a integrar caraterísticas novas que permita incluir novos objetos. Na arte, estamos constantemente a ser confrontados com peças/obras novas e originais que não são consideradas obras de arte, o que exige um alargamento do conceito para albergar estas novas obras. Por estas mesmas razões, este conceito está constantemente a ser alterado para poder incluir novas obras, dando, assim, origem à evolução da arte.
Arte como expressão (expressivismo)
Leon Tolstoi, escritor russo, defendia a arte como uma forma de expressão.
Segundo a sua teoria expressivista, uma obra que expressa intencionalmente um sentimento vivido pelo o artista e o público sente esse mesmo sentimento é considerada, então, arte. O artista expressa e comunica a sua emoção, partilhando-a com quem aprecia a obra. Não há arte se a audiência não sente qualquer emoção.
Non Parlarne Mai/Agnes-Cecile
* Objeções:
Esta conceção é, normalmente, aceite. Porém, podemos propor-lhe algumas