Filosofia
Através dessa digressão histórico-filosófica pudemos rastrear as vicissitudes de nossaAo longo dessas reflexões fomos estabelecendo com precisão o objeto de nosso interesse: a
Escola e suA história da cultura ocidental revela-nos que a educação sempre esteve intimamente vinculada à teoria produzida, tanto no âmbito da Filosofia, como no das ciências humanas em geral.
Corroboramos o pensamento de Paulo Freire (1987, p. 29-56), exposto em “Pedagogiaa fuRESUMO: O artigo analisa os conceitos criança e infância e as liga à filosofia da educação. Autores pensaram essa temática, como: Platão, Erasmo e Hegel.
Atualmente, Larrosa aponta a loucura humana de tentar classificá-la; e Agamben, destaca a infância como condição do homem. O trabalho explicita o universo infantil esmagado, onde o educador é responsável pelo desenvolvimento da criança. Assim, a pesquisa procura verificar textos didáticos que os professores aplicam e que oprimem o desenvolvimento de um aluno crítico dentro das instituições educativas. Consideramos que, as saídas devam ser pensadas em função da necessidade local, mas que atenda o global, e que não prevaleça à intencionalidade de uma ideologia dominadora de uma sociedade capitalista. Este trabalho, ainda em desenvolvimento, traz resultados que permitem acompanhar a transformação na práxis de professores no âmbito da nossa prática pedagógica.
Palavras chaves: Formação docente; ideologianção, a educação. Concluímos Em nossa sociedade contemporânea a infância se torna precocemente adulta. A criança é hoje pensada como uma espécie de