Filosofia
Dissertação Sobre Colóquio do Primeiro Dia
Capitulo II - Segundo momento (§§ 10-12)
LAVRAS – MG
2012
APARECIDA SOUZA PEREIRA
201121176
Atividade 1.3
Dissertação Sobre Colóquio do Primeiro Dia Capitulo II - Segundo momento (§§ 10-12)
Trabalho apresentado a Professora Roberta Ribeiro Cassiano em cumprimento as exigências da matéria História da Filosofia Medieval-I , do curso de Licenciatura em Filosofia.
LAVRAS – MG
2012
Capitulo II - Segundo momento (§§ 10-12)
A felicidade tem sido o alvo de todos os homens, desde os tempos mais remotos , esse tema permeou as mentes dos antigos , é sonho dos homens modernos, e continuará sendo o propósito de quem tem o mínimo de razão. Notamos no texto sugerido para nossa análise que é justamente o tema Felicidade que está no centro, e para responder as questões propostas sobre a felicidade serão utilizadas as palavras do próprio Agostinho e dos que com ele estavam na mesa de Cassicíaco , no dia de seu aniversário.
Queremos todos ser felizes? Apenas havia pronunciado tais palavras que a uma só voz e espontaneamente aprovaram. E que vos parece: quem não tem o que quer é feliz? Não, responderam em uníssono.” ( Agostinho, Vida Feliz , II , 10.)
No texto selecionado Agostinho propõe á todos na mesa , será que todos os homens tem o desejo de serem felizes ? Essa questão traz uma resposta de aprovação unânime da mesa , afinal a felicidade é um estado de bem estar físico e de alma , um corpo com saúde é motivo de alegria , um corpo enfermo é motivo de tristeza, uma alma mergulhada em depressão profunda é motivo tristeza , já uma alma bem nutrida com conhecimentos e sabedoria , é motivo de alegria.
Nesse trecho também notamos outra questão , o homem que não possui o que quer é feliz ? Todos á uma voz respondem que não existe tal possibilidade, os desejos precisam ser concretizados para fazer o homem feliz. É um pensamento bem semelhante aos