Filosofia
As questões sobre cidadania e cidadão remontam a Idade Clássica do mundo, porém quando a pergunta é remetida aos jovens conseguimos uma data muito mais recente. No Brasil, mesmo após a ditadura militar que retirou os direitos políticos da população, os jovens abaixo dos 18 anos só tiveram o direito de “exercer” sua cidadania quase uma década depois.
Porém, mesmo hoje, não é possível dizer que o jovem que escolhe votar aos 16 exerce sua cidadania, mas sim um compromisso com seu país, pois “exercer a cidadania” não se trata apenas de poder ou não votar, mas sim de agir como cidadão no meio social em que cada um vive da forma mais correta, respeitando todos os que estão ao redor.
A grande maioria dos jovens, como a grande maioria da população ainda sofre alienada pela mídia que transmite como o governo quer que a população se sinta. Nesse sentido, trazendo a grande massa que não tem as noções de conhecimento suficientes para distinguir o que está realmente acontecendo um sentimento confortável de estar sendo bom para seu país.
A única solução para conseguir corrigir não só esse, mas vários outros problemas do Brasil e de muitos outros países onde ocorrem os mesmo problemas é que a vem sendo mais citada nos últimos anos, a educação. Trazer mais informações não só aos jovens, mas aos mais velhos também faria com que eles pudessem analisar o que está realmente acontecendo ao seu redor e se suas ações estão contribuindo ou prejudicando todo o meio. Porém, será que uma sociedade pensante, não seria uma sociedade ativa e pior interrogativa o que traria muito mais trabalho aos seus