Filosofia
Os valores humanos são princípios morais propostos à humanidade para nortear e melhorar os comportamentos e atitudes da ação do homem em sociedade, pois este é movido pela força da mente que tem capacidade de desenvolver inúmeras características de relações pessoais e sociais. Diferente de outros seres, o ser humano tem a potencialidade de evoluir sua consciência e adquirir uma personalidade de caráter espiritual nocivo e ético.
O caráter não é nada de postiço. Não é uma etiqueta que se cola e descola à vontade. Não é joia que se exibe em público e se guarda depois a chave, no fundo de um cofre de veludo. O caráter são hábitos que se imprimem para sempre na vontade. O homem de caráter é o mesmo em toda parte. Sabe guardar as conveniências, mas desconhece oportunismos. O que não se permite a si mesmo perante a sociedade, não o faz tampouco em oculto, nem no mais íntimo recesso da consciência.
No decorrer de sua existência e do tempo, o homem vem difundindo muitos conhecimentos. Entre eles, está a busca pelo seu autoconhecimento, o qual analisa todos os seus processos históricos nas diferentes dimensões do comportamento e relações humanas. E como sabemos, desde a Antiguidade o homem já se coloca como objeto de pesquisa e reflexão sobre si mesmo, tentando assim, explicar a sua essência, sua origem e sua atuação na sociedade. “Conhece-te a ti mesmo. ” (Sócrates). Na tentativa esperançosa e na necessidade de o ser humano melhorar seus comportamentos, ele vem estabelecendo normas e valores com significados que contribuem para uma vivência harmoniosa entre as pessoas e as diferentes culturas. Porém, devido às fortes influências ideológicas que estimulam as pessoas ao individualismo e as sensações de vaidades, orgulho e muitos preconceitos, fazem com que as sociedades sofram consequências que causam infelicidade e desarmonia na vida das pessoas e das sociedades. Diante desses desafios de opções ideológicas, é necessário estimular a consciência humana para