Filosofia
Sociedade Brasileira da Computação
Código de Ética do Profissional de Informática 15 de Julho de 2013
São deveres dos Profissionais de Informática:
Art. 1o: Contribuir para o bem-estar social, promovendo, sempre que poss´ıvel, a inclusão de todos setores da sociedade.
Art. 2o: Exercer o trabalho profissional com responsabilidade, dedicaç,ão honestidade e justi¸ca, buscando sempre a melhor soluç.ão.
Art. 3o: Esforcar-se para adquirir continuamente competˆencia t´ecnica e profissional, mantendo-se sempre atualizado com os avan¸cos da profissão.
Art. 4o: Atuar dentro dos limites de sua competência profissional, guardar sigilos profissionais das informações, respeitar a legislação vigente, interesse social e os direitos de terceiros, honrar compromissos, contratos, termos de responsabilidade, não praticar atos que comprometam a honra.
A Ética do Profissional da Informática É interessante observar que nos últimos anos as tecnologias têm se desenvolvido rapidamente no mercado de negócios. No entanto, várias questões só estão tendo maior destaque agora, pela grande inclusão de pessoas no mundo digital. E essas pessoas utilizam de equipamentos tecnológicos para conexão ao mundo, a informação, não limitando também o crescimento de riscos na maioria dos casos, criados pelos profissionais que dominam estas tecnologias, porém com más intenções
Em um mundo governado pelo dinheiro e os interesses de uma sociedade que muitas das vezes pensa somente em si, observa-se fraudes com maior frequência nos caminhos das redes de computadores do mundo, com interrupção na segurança liberando acesso a contas bancárias, dados sigilosos, acesso violado a e-mails, queda de sites e muitos outros fatores de riscos as empresas e ao próprio usuário comum.
Existem inúmeros exemplos sobre a falta de ética, da conduta de muitos profissionais que aproveitam da inocência de usuários devido a demonstrarem que sou o técnico e que possui os conhecimentos