Filosofia
Recife, 22/03/15
Guilhermme Macêdo
João Henrique – Filosofia
Filosofia
“Só sei que nada copiei” - Guilhermme MacêdoO que é a Filosofia?
A palavra filosofia vem do grego, e significa literalmente: Philos – Amor e Sophia – Saber, se considerarmos esse significado, diríamos que a filosofia é o Amor ao saber. Nesse caso, a Filosofia seria um sentimento, mas ela não é um sentimento, ninguém acorda sentindo “filosofia” de manhã. A filosofia é como o estudo de tudo, tentando achar as respostas corretas para as perguntas mais simples. É como se a filosofia buscasse a verdade das coisas, mas geralmente as coisas não tem uma verdade absoluta, uma resposta 100% correta e é isso que a filosofia busca. Chegar o mais próximo possível da verdade das coisas, com discussões.
Quais foram as causas para o surgimento da filosofia?
A filosofia surgiu por volta do século 7 a.C. com Tales de Mileto. Ele era considerado um sábio naquela época, por isso muitas pessoas quando queria resolver discussões ou aprender algo novo iam ao encontro dele para aprender e tirar suas dúvidas sobre as coisas. Como Mileto era como um ponto comercial, onde os comerciantes de todas as regiões iam para lá vender seus produtos, Tales não poderia responder as perguntas de acordo com as religiões das pessoas pois a mesma pergunta teria respostas diferentes de acordo com a religião da pessoa. Para não causar conflito, ele procurava achar a explicação racional para as coisas e não a religiosa, ele explicava os fenômenos naturais através de causas naturais.
Essa busca por explicações racionais tinha certas vantagens como ela poderia ser dita a qualquer pessoa porque não envolvia religião, era possível prever o que ia acontecer como o caso da lua que influencia as marés e também a possibilidade de corrigir o que foi dito, se encontrassem um erro ou descobrissem algo novo isso poderia ser acrescentado na explicação e não ser excluído e dito que é mentira como fariam com a explicação religiosa que é