filosofia
Harleson Harly Ferreira, Administração Pública, Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
De acordo com os textos apresentados para Socrates a filosofia consiste em desejar a verdade e buscar realizar este desejo. Esta verdade não está relacionada ao apenas saber a verdade, mas sim em viver com sabedoria. Já para Platão a filosofia é a verdade, encontrar a sabedoria, fazer da mesma uma verdade encontrada e conhecida.
A alegoria da caverna de Platão é um dialogo construído entre Socrates e Glauco onde o primeiro compara a sociedade a uma caverna subterrânea, e os prisioneiros em que nela se encontram seriam os indivíduos vivendo na sociedade e no mundo. Onde a maiorias dos cidadãos estão presos a pensamentos antigos muitas vezes já até ultrapassados e não buscam inovações para suas vidas, permanecendo na inércia e muitas vezes não conseguem solucionar os problemas que encontram no dia a dia devido à falta de atitude, raciocínio e curiosidade para com os fatos vivenciados no dia a dia.
Assim o texto faz uma alerta para a condição humana de escravidão e de ignorância. A escravidão aqui retratada seria o homem aceitando todas as explicações já existentes para os mais variados fatos ou situações, sem tentar entender o porquê disso?
Ou o porquê daquilo? Assim, o homem precisa de educação, que seria libertar a alma da prisão a da obscuridade da opinião comum. Ou seja, o homem precisa de atitude, parar de se contentar com os fatos que lhe são contados e procurar aprender sempre, para poder compreender a sua vida e a sociedade como um todo (estudar o passado, compreender o presente e tentar melhorar o futuro). E depois de adquirir o conhecimento seja qual for à situação, o homem deve ter a virtude saber ensinar, dividir com o próximo o conhecimento conquistado para assim poder contribuir para a construção de uma sociedade mais humana, amigável e justa.
A historia se resume na situação em que