filosofia
(Democracia e Cidadania)
Pablo Henrique Marinho de Oliveira; nº28; série 1º A.
Introdução
Neste trabalho será visto resumidamente, origens, conceitos, dilemas de democracia e cidadania. Baseando-se no poder do povo, ou que ao menos deveria ser dado, e as leis, direitos e deveres que constituem uma cidade, estado, país onde todos nós cidadãos estamos envolvidos.
Democracia
Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo. A Democracia surgiu na Grécia onde o governo era realmente exercido pelo povo, que fazia reuniões em praça pública para tratar de vários assuntos e problemas, era a chamada Democracia Direta. Neste tipo de democracia, as decisões são tomadas em assembleias públicas. Com o crescimento das populações, as reuniões em praça pública ficaram impossíveis de acontecer, surgiu um novo tipo de Democracia, a Democracia Representativa, onde o povo se reúne e escolhe (por meio do voto) os representantes que irão tomar decisões em seu nome. Este é o processo mais comum de tomada de decisão nos governos democráticos, também chamado de mandato político.
O conceito de democracia foi evoluindo com o passar do tempo. De acordo com filósofos e pensadores do século XVIII, a democracia era o direito do povo de escolher e controlar o governo de uma nação. Não existe consenso sobre a forma correta de definir a democracia, mas a igualdade, a liberdade e o Estado de direito foram identificadas como características importantes desde os tempos antigos. Estes princípios são refletidos quando todos os cidadãos elegíveis são iguais perante a lei e têm igual acesso aos processos legislativos.
Cidadania
O termo cidadania tem origem etimológica no latim “civitas”, que significa "cidade". Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais,