filosofia
A Geografia e como ciência sistematizada e institucionalizada, é um fenômeno recente, que surgiu na segunda metade do século XIX, primeiramente na Alemanha, quando este está-Nação estava em pleno processo de unificação. Contudo, o conhecimento é tão antigo quanto a existência dos primeiros grupamentos humanos. 0 homem descobriu que o domínio sobre o meio em que vivia era um importante atributo para a manutenção da vida e dos recursos desses primeiros grupos. Posteriormente, com as civilizações mesopotâmicas, as sociedades que lá se estabeleceram viram a importância do elemento água, base de todo o desenvolvimento dessas civilizações, que floresceram às margens dos rios Tigre e Eufrates
a população egípcia logrou grande esplendor ao explorar as terras férteis às margens do rio Nilo. Contudo, é na Grécia antiga que a Geografia começa a ganhar corpo, desenvolvendo-se quase simultaneamente com a Filosofia. Coube ao grego Estrabão usar pela primeira vez o termo Geografia, sendo Geo =terra e Grafia = tratado, estudo. Erastóstenes, geógrafo grego e bibliotecário em Alexandria, conseguiu com incrível precisão, estimar o diâmetro do planeta e a Ptolomeu.
coube discutir a polêmica teoria do geocentrismo no século II d.C., que viria a ser um paradigma de verdade durante toda a Idade Média, superado posteriormente pela teoria Helio centrista de Copérnico,que Galileu Galilei veio a comprovar cientificamente.
Na América pré-colombiana, os incas, os maias e os astecas também desenvolveram técnicas geográficas extremamente sofisticadas. Na Idade Média, o saber científico ficou restrito ao saber eclesiástico, resultando num período de pouco desenvolvimento da ciência. Nesse período, uma das melhores escolas geográficas foi a dos árabes.
Com o advento da Idade Moderna, a ciência ganha impulso extraordinário e ocorre o fenômeno de especialização dos ramos de saber. No final do século XIX, com Alexander Von Humboldt, Karl