Filosofia
Julio Cesar
AD2301
Ética na atualidade: Conseqüências no âmbito social
Rio de Janeiro
Julho
Introdução
Para que haja conduta ética, é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre o bem e o mal, certo e errado. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética. O pensamento humano tem sido representado através da conduta, nas atitudes e nas maneiras de agir. Para vivermos em um ambiente saudável é necessário o respeito e agir pelo interesse comum daqueles que vivem ao nosso redor. De acordo com Márcia Botelho Fagundes (2001, p. 17):
Desenvolvimento
Capacidade para avaliar e pesar as motivações pessoais, as exigências feitas pela situação, às conseqüências para si e para os outros, a conformidade entre meios e fins (Empregar meios imorais para alcançar fins morais e impossível)
Quando falamos que não se pode enxergar um progresso da moralidade em todo e qualquer progresso histórico-social é porque este, do ponto de vista moral, pode ter conseqüências positivas ou negativas. E é justamente por este motivo que afirmamos que nem todo progresso histórico traz consigo um progresso moral, uma vez que os homens nem sempre progridem sempre na direção moralmente boa, mas também através da direção má, progresso pela violência, pelo crime ou pela degradação moral. E exemplos não faltam, podemos citar o imperialismo do Século XIX, as dominações pelas vias militares, o neo-imperialismo, entre outros.
O individualismo exacerbado, o egoísmo, este desprovimento de responsabilidade moral que reina em nosso país gera conseqüências terríveis, tais como o desrespeito e o desprestígio às pessoas que se preocupam com bem estar coletivo. Não há equilíbrio entre os interesses individuais e coletivos, ou seja, não está presente o