Filosofia
1. Merleau Ponty trás em seu pensamento a necessidade de se aproximar da condição humana,pois afirma que esta é diretamente ligada ao estudo da filosofia. Filosofar então seria conhecer a si mesmo antes de buscar outras respostas sobre o mundo. Apesar de existirem infinitas perguntas relativas ao mundo, o ser humano e sua origem ainda é a maior delas.
2. Thaumaston de acordo com o texto é definido como um estado que nos acomete quando nos defrontamos com algo extraordinário, admirável. Ou seja, admirar e contemplar, provocando a vontade de buscar o saber. O Phatos seria um estado interior, sentido quando algo nos arrebata, E desse sentimento surge o Contemplatio, que seria ver e contemplar atentamente o objeto da admiração.
3. Tanto para Aristoteles quanto para Platao a filosofia era originada a partir do encantamento dos pensadores, que ficavam surpreendidos com algo,que então se tornava objeto de estudos . Esta surgia a partir da admiração que estes mostravam em relação a coisas inusitadas, que os surpreendiam e os faziam contemplar e buscar o saber.
4. A tríade determinante é a que relaciona o eu, a natureza e o outro. É necessário compreender o mundo e o próximo para a compreensão de si mesmo, uma vez que o homem se torna questionador a partir das perguntas que faz sobre ele próprio e sobre os outros. Esse questionamento caracteriza a constituição do ser humano. Como dizia Sócrates, o homem tem que conhecer a si próprio antes de fazer outros questionamentos.
5. A busca de abranger o ser humano na ciência, como objeto de estudo é a tarefa da antropologia filosófica, pois pode ser descrita enquanto ciência e como estudo da realidade humano. Desse modo, a filosofia esta condicionada a mostrar como o homem assume sua liberdade associando o sentido de sua existência.
6. A partir da leitura do texto, é possível observar que o homem inicialmente buscou interpretar fatos e incógnitas á sua volta,mas com o passar do tempo