filosofia
2- Do ponto de vista da legitimidade do poder, compare as monarquias cristãs da Idade Média, a monarquia absoluta da modernidade e a dos governosliberais.
3- Explique por que, ao contrário do que comumente se pensa, o conflito é inerente à democracia.
4- Quais são as diferenças entre autoritarismo e totalitarismo?
{Aplicando osconceitos}
5- Por que a censura é incompatível com a democracia?
6- “A violência é sempre dado destruir o poder; do cano de uma arma desponta o domínio mais eficaz, que resulta na mais perfeita éimediata obediência. O que jamais poderá florescer da violência é o poder.” (Hannan Arendt. Da violência. Brasília: Universidade de Brasília, 1985. p. 29.)
Justifique por que Hannah Arendt nãoreconhece poder nos atos violentos.
7- No século XVIII o jurista italiano César Beccaria condenou as penas cruéis e a tortura, abrindo a discussão a respeito dos direitos humanos. Em que medida esse temaainda é atual, inclusive em países que se dizem democrático?
8- Leia a citação e atenda ás questões.
“O liberal [...] é um homem de quem [sedeve] ter pena, porque está às voltas com um problema insolúvel: determinar até que ponto pode serrar o galho no qual está sentado sem correr risco de quebrá-lo. É também, porprincípio, um cidadão insatisfeito. Que escureça o horizonte social, que cresça o espectro do ‘socialismo’ – e ele se torna partidário de um ‘regime forte’. Que este se instale, suprima as liberdades civis ese interesse de muito perto pelo funcionamento da economia – o liberal espuma de indignação e volta a ser homem de esquerda. Ou de centro-esquerda”
a) Explique em que sentido Lebrun critica aambigüidade do liberalismo no que se refere ao ideal democrático.
b) Tendo em vista a crise financeira mundial iniciada em 2008, reflita sobre a tentação de desejar um “regime