Filosofia
Projeto Ockham – Método Científico
1. Que questões norteiam a discussão filosófica do conhecimento e da ciência?
Os questionamentos, as crenças “pré-estabelecidas” que as pessoas carregam em si, os critérios utilizados para acreditar ou não na explicação de um fato, o grau de aceitação ou confiança no que pessoas falam sobre determinado assunto e até mesmo a religião de cada indivíduo.
2. Por que o autor diz que entender a natureza é como entender como funciona o futebol só olhando a partida?
Porque ele faz uma analogia entre o que se pode deduzir ao observar uma partida de futebol e o que podemos concluir observando eventos da natureza através de observação, interação, questionamentos e realização de experimentos.
3. O que é a indução e por que, segundo o autor, ela é um método falho ou limitado? Qual a crítica de Popper à indução e que critério de cientificidade ele propõe em troca? Como essa crítica de Popper altera a visão do papel do experimento no método científico?
Indução é uma forma de raciocínio lógico que extrai uma verdade geral a partir da observação de um grupo particular. É limitado, pois, não existe um número limitado de repetições de um evento para o qual seja possível afirmar sua imutabilidade. Segundo Popper, uma hipótese só é considerada científica se for falsificável, ou seja, se por meio de algum experimento real ou imaginário for possível provar sua falsidade. Essa visão torna-se importante porque contesta as leis científicas. Em vez da ciência se basear nas observações que reforçam uma teoria, ela passa a buscar observações que a falsifiquem. A confiança na veracidade das teorias aumenta quando não se pode provar a falsidades das mesmas.
4. Como se articulam hipóteses, teorias, leis e experimentos no método científico segundo o modelo apresentado no texto? (pesquisar método hipotético-dedutivo)
O Método hipotético-dedutivo consiste na construção de conjecturas baseada nas hipóteses, isto