filosofia
Nome: Júlia Steinmetz
Turma: 110
Organização, Praticidade e Grandeza
Grandes conquistadores, os romanos entraram em contato com diversos povos, absorvendo e recriando elementos de suas culturas, principalmente da grega. Por outro lado, eles também foram responsáveis por difundir por todo o Império uma grande quantidade das ideias e dos princípios que eles mesmos haviam incorporado, como foi o caso da religião cristã.
Costuma-se destacar como característica dos romanos seu espírito prático e organizador. Isso se revelou não apenas nos conceitos sociais, administrativos e políticos que desenvolveram, mas também em algumas de suas principais contribuições culturais.
Direito Romano
Uma das mais significativas contribuições da cultura romana para os povos ocidentais está no campo do Direito, que ocupava posição central no conjunto do saber romano. Ainda hoje, diversos preceitos do Direito romano constituem fonte de inspiração para os juristas.
Muitas legislações foram criadas pelos romanos para regular o comportamento e as relações sociais nos vastos domínios de Roma. Desde a Lei das Doze Tábuas (século V a.C.) - o primeiro código romano escrito -, a legislaçao romana transformou-se, segundo nossa visão, de um conjunto de normas rígidas e severas, em conceitos jurídicos mais brandos. O Direito romano tornou-se tão abrangente, que boa parte das relações sociais era regida por normas jurídicas.
Em 212 d.C., por meio de um edito do imperador Caracala, foi concedida a cidadania romana a todos os habitantes livres das províncias do Império Romano. Esse ato contribuiu para consolidar a unidade jurídica do império.
A recordação da ordem romana, aliando justiça e autoridade num quadro territorial grandioso, não se apagou dos espíritos dos homens do Ocidente e, desde a Idade Média, inspirou os seus príncipes, os seus legisladores e os seus