Filosofia
Entretanto, esses mesmos cientistas acreditam que ainda não é demasiado tarde para evitarmos as conseqüências mais severas que atingirão nosso planeta no decorrer deste século – desde que tomamos uma atitude já!
Não são somente os grupos, empresas e instituições os únicos responsáveis pelas melhorias. Cada um de nós podemos promover ações individuais simples e que, no entanto, fazem toda diferença.
Confira a seguir algumas dicas para você praticar e, principalmente, disseminar entre seus vizinhos, conhecidos e amigos.
1 - Tem equipamentos no modo stand-by? Aquela luzinha do aparelho que fica ligada mesmo quando você desliga o aparelho. Desligue-os da tomada! A International Energy Agency estima que aparelhos em stand-by sejam responsáveis por 1% das emissões mundiais de gases de efeito estufa - quase o mesmo de toda a indústria de aviação! Além disso, são responsáveis por grande parte da sua conta de energia. Lâmpadas fluorescentes (também chamadas de lâmpadas frias) podem proporcionar uma redução de até 50% na sua conta de luz no final do mês!
2 - Prefira eletrodomésticos que levem selos “sustentáveis”, como o Energy Star e o Procel. Em uma escala de consumo energético de A a G, prefira aqueles que estão entre A e C. Isso demonstra que aquele aparelho apresenta baixos índices de desperdício de energia.
3 - Recorra a fontes renováveis de energia. Bastante difundida, mas ainda não muito acessível é a energia solar. Seu investimento não demora mais do que alguns anos para retornar. Outra alternativa largamente usada em países europeus é a energia eólica. Trata-se da geração de energia através de correntes de vento.
4 - Prefira carros com motor menos potentes e dê preferência aos modelos a álcool. Além de maior economia