filosofia
O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essências da realidade em que vive: a origem do mundo, funcionamento da natureza, origem do povo bem como seus valores básicos. O mito caracteriza-se pelo modo que essas explicações são dadas, significando um discurso imaginário ou ficcional. As lendas e mitos são produtos de uma tradição cultural e folclórica. A forma de explicar a realidade é o apelo ao sobrenatural, ao mistério, ao sagrado e à magia.
2. Contraste essas características com algumas das principais características do pensamento filosófico-científico.
No pensamento filosófico-científico a forma de explicar a realidade é baseada em causas naturais, no próprio mundo e não fora dele numa realidade inacessível e misteriosa.
3. Em que sentido e por que razões pode-se dizer que o pensamento filosófico científico rompe com o pensamento mítico no contexto da Grécia antiga por volta do séc. VI a.C.?
A partir da invasão da Grécia pelas tribos dóricas, começam a surgir as cidades-Estado, nas quais haverá uma participação política mais ativa dos cidadãos e uma progressiva secularização da sociedade. O surgimento de uma nova ordem econômica baseada em atividades comerciais e mercantis faz o pensamento mítico deixar de satisfazer com as necessidades da nova organização social.
4. Por que o pensamento mítico passa a ser considerado insatisfatório?
As colônias gregas no mar Jônico eram cidades cosmopolitas, onde reinava um certo pluralismo cultural, com presença de diversas línguas, tradições, cultos e mitos. O caráter da explicação mítica teria se enfraquecido no confronto entre os diferentes mitos e tradições, revelando-se no fato de que cada povo tinha sua forma de ver o mundo, suas tradições e seus valores.
5. Qual a principal característica da escola jônica, considerada decisiva para o desenvolvimento do...