FILOSOFIA
R: Para Platão a teoria do conhecimento tem suas bases na imortalidade da alma, pois a alma carrega ideias, memórias e estas já estão no sujeito. Entre as principais características da teoria de Platão é que existe duas formas de conhecimento a sensível e a inteligível, as sensíveis são formadas pelos sentidos (visão,audição,tato,paladar e olfato) e a inteligível é composta pelo intelecto e pela razão, para Platão todos nascem com o conhecimento, porem não sabem, ele ainda diz que existe três tipos de homens os de ouro, que passam do sensível para o inteligível, os de prata que são guerreiros que lutam e tem um certo vigor físico, e os de bronze que não conseguem desenvolver nada, são laboral.
2) Qual a posição defendida por Platão em relação às doutrinas escritas e às doutrinas não escritas?
R: As doutrinas escritas servem para Platão como forma de referência sobre o conhecimento já adquirido por quem tem certa afinidade com o assunto, nesta doutrina não há a possibilidade de sanar eventuais dúvidas que possam surgir sobre o assunto exposto, servindo apenas para referenciar um doutrina não escrita. Em relação às doutrinas não escritas, Platão acredita que sejam superiores pois neste caso há a possibilidade de interação e questionamentos que podem ser esclarecidos de forma mais eficiente. Platão afirma que jamais existirá algum escrito a seu respeito.
3) Em que consiste a crítica de Aristóteles a teoria do conhecimento de Platão e qual é a sua postura?
R: Para Aristóteles a única base de conhecimento é o sensível, não tem como dividir em sensível e inteligível, pois para ele, o conhecimento é empírico, vem através das experiências, das coisas que vivenciamos, umas de suas frases era que “Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos”. De acordo com Aristóteles o desejo de conhecer está inerente ao homem, ele apresenta que esses