Filosofia
“Falar de filosofia na linguagem de gente normal é uma tarefa difícil. Às vezes mais difícil que falar de filosofia na linguagem técnica de um filósofo. É como pedir a um neorocirurgião que explique para a dona de casa e o estudante de nível médio brasileiro, no jornal de meio-dia na TV, a diferença entre aneurisma cerebral e derrame.
No fim das contas é necessário algum poder de síntese, alguma falta de pudor em falar as coisas de modo impreciso, certo descompromisso saudável com o rigor dos conceitos, uma boa dose de humor e uma leve e distante vontade de que as pessoas entendam o que você está dizendo.
Ou seja, tudo aquilo que um filósofo acadêmico despreza. Mas a filosofia é assim mesmo. Ela ama se esconder. Quanto mais você corre atrás dela, mais parece que ela foge de você. Por isso, na origem, o termo “filósofo” ganhou essa conotação: “amante do saber”.”
O que é uma vaca?
“A verdade não está no que a gente vê, mas sim naquilo que a nossa mente pode compreender.”
O rei filósofo
“ – Professor, o senhor é um homem tão inteligente! Vai votar num analfabeto? – Naquele momento o meu produtor automático de respostas rápidas funcionou. Ele é ótimo quando alguém diz alguma coisa revoltante ou que nós consideramos descabida e que exige uma resposta rápida.
- Minha filha – eu disse –, depois de oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso, desconfio de qualquer um que tenha terminado a 4ª série.”
“Por isso, eu e Platão partilhamos de tipos diferentes de desânimo. Ele, um desânimo com a política real (depois que o filho do rei de Siracusa começou a matar as aulas de metafísica para assistir às corridas de cavalos, tomar vinho e curtir belas mulheres, numa versão clássica do trinômio agroboy: cachaça, vaquejada e mulher). Eu, que acreditei em 1994 que o Brasil poderia ter seu rei filósofo, aprendi a desconfiar dos intelectuais, especialmente quando eles se candidatam a presidente.”
O homem é bom?
“Aristóteles nos