Filosofia
a) Não, o filósofo era metódico, formal. (Resposta)
b) Sim, ele era mais poeta do que filósofo.
c) Não, era apenas um poeta, mas nunca foi irreverente.
Aristóteles modifica o dualismo platônico?
a) Não, o filósofo segue em outra direção.(Resposta)
b) Sim, ele o confirma.
c) Ele não compreendeu Platão.
A física de Aristóteles se ocupa com as questões da alma?
a) Sim, por isso se chama Física.
b) Não se refere a estas questões.
c) Trata do mundo sensível.(Resposta)
05. Durante a Idade Média, a questão dos universais foi um dos grandes problemas debatidos pelos filósofos da época. Realismo, conceitualismo e nominalismo foram as soluções típicas do problema. Outra preocupação da época foi o da possibilidade ou impossibilidade de conciliar fé e razão. Santo Agostinho, sobre a relação fé e razão, protagonizou uma tese que se pode resumir na frase:
"Credo ut intelligam" (Creio para entender). A partir dos seus conhecimentos sobre a questão dos universais e da filosofia medieval, identifique as proposições verdadeiras: I - O apogeu da patrística aconteceu no século XIII com
Santo Tomás de Aquino (1225-1274), que, retomando o pensamento de Platão, fez a síntese mais bem elaborada da filosofia com o cristianismo durante a Idade Média.
II - O pensamento filosófico medieval, a partir do século IX, é chamado de escolástica. A filosofia escolástica tinha por problema fundamental levar o homem a compreender a verdade revelada pelo exercício da razão, contudo apoiado na Auctoritas, seja da Bíblia, seja de um padre da Igreja.
III - Para os nominalistas, o universal é apenas um conteúdo da nossa mente, expresso por um nome. O que significa dizer que os universais são apenas palavras, sem nenhuma realidade específica correspondente.
IV - No conceitualismo de Pedro Abelardo, os universais são conceitos, entidades mentais, que não